Translate this Page
ONLINE
1





GRÉCIA, A PÉROLA DO MEDITERRÂNEO
PLUTARCO (BIOGRAFIA E FRASES)

 

Plutarco de Queronéia (Filósofo e biógrafo grego) 46 - 119

Filósofo e biógrafo grego, nascido em Queronéia, na região da hoje Kaprena, na Beócia, onde também morreu, cuja obra, difundida pelos humanistas do Renascimento, exerceu acentuada influência sobre o ensaio e a biografia na literatura ocidental.

          Embora tenha passado a maior parte da vida em sua cidade natal, onde ocupou altos cargos públicos e dirigiu uma célebre escola, estudou matemática e filosofia em Atenas, viajou pela Grécia e passou por Alexandria, morou em Roma (75-95), onde lecionou filosofia durante o reinado (81-96) de Imperador Domiciano.

          Foi preceptor de Adriano, que seria imperador (117-138) e gozou de excelentes relações com as pessoas ligadas aos grandes ofícios do Império. Portanto tinha prestígio com os imperadores Trajano e Adriano e foi muito ligado à academia platônica de Atenas. De regresso à Queroneia, foi eleito arconte, e ali escreveu a maior parte de suas obras.

         Foi sacerdote nomeado (95) do Templo de Apolo, em Delfos. Produziu muito, havendo lhe sido atribuídos 227 títulos, dos quais se conservou parte considerável, em especial, Bioi paralleloi (Vida de homens ilustres ou Vidas paralelas), uma coletânea de 64 biografias de vultos gregos e romanos, inclusive personagens lendários, considerada a fonte mais importante de conhecimentos da Antigüidade Clássica e de idéias tradicionais sobre a antiguidade greco-romana, das quais restaram 50, tratadas aos pares, a fim de estabelecer a comparação.

 Alguns dos heróis por ele biografados foram Teseu e Rômulo, Licurgo e Numa, Sólon e Valério Publícola, Temístocles e Camilo, Péricles e Fábio Máximo, Alcibíades e Coriolano, Pelópidas e Marcelo, Aristides e Catão, Pirro e Mário, Lisandro e Sila, Nícias e Crasso, Eumenes e Sertório, Agesilau e Pompeu, Alexandre e César, Demóstenes e Cícero, Demétrio Poliocete e Marco Antônio, Díon e Bruto.

 Outra obra importante foi Ethikà (Ética), coletânea de escritos menores, em que predominam diatribes e diálogos. Escreveu em grego e foi um pitagórico eclético com elementos platônicos e estóicos. Influenciou notavelmente ao mundo pagão e indiretamente ao cristão. Defendeu o dualismo do bem e do mal, com uma série considerável de intermediários. Distingue-se do neoplatônico Plutarco o Grande que se encontra na origem da futura escola neoplatônica de Atenas, ou de Proclo.

 

 

FRASES DE PLUTARCO

1 - A mente é um fogo a ser aceso , não um vaso a preencher.

2 - As esplêndidas fortunas - como os ventos impetuosos - provocam grandes naufrágios.

3 - Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil.

4 - Nada é tão flexível como a língua da mulher, nada é tão pérfido como os seus remorsos, nada é mais terrível do que a sua maldade, nada é mais sensível do que as suas lágrimas.

5 - Com a luz apagada, todas as mulheres são iguais.

6 - A avareza é um tirano bem cruel; manda ajuntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo.

7 - Uma alegria tumultuosa anuncia uma felicidade medíocre e breve.

8 - César declarou... que amava as traições, mas odiava os traidores.

9 - As dores grandes duram pouco, aquelas que duram de fato não são grandes.

10 - O amor ensina-nos todas as virtudes.

11 - O tempo é o mais sábio dos conselheiros.

12 - O ser humano pode ter muitos amigos, mas amigos autênticos são poucos.

13 - Ter tempo é possuir o bem mais precioso para quem aspira a grandes coisas.

14 - A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez.

15 - Nunca um amante, por eloquente que seja, crê ter dito o bastante no interesse do seu amor.

16 - A pintura deve ser uma poesia muda e a poesia uma pintura que fale.

17 - Os espertos aprendem mais com os erros dos outros.

18 - A alma mais forte e mais bem constituída é aquela que os sucessos não orgulham e que não se abate com os revezes.

19 - Catão dizia que a alma de um homem apaixonado vivia num corpo estranho.

20 - O adultério é a curiosidade do amor e dos prazeres ilícitos.

21 - O maior e o mais velho amor, é o amor pela vida.

22 - Preferia ser o primeiro nesta aldeia do que o segundo em Roma.

23 - É preciso viver, não apenas existir.

24 - A natureza recusa o vazio.

25 - Sócrates dizia que não era ateniense nem grego, mas um cidadão do mundo.

                                 FIM